Aprendi que devo ficar com aquelas pessoas que fazem o meu sorriso virar risos ! AMIGOS *--*

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PAPO DE PARADA

Sim, este é um textos daqueles de horia de intervalo de almoço no trabalho.
Por falar nisso, estou me adaptando bem ao novo trabalho, mas isso já é assunto de outro texto.

Como não estou inspirada, e pensando em trabalho, me lembrei de uma conversa que escutei, bem metida, n parada do ônibus. Era uma conversa entre duas mulheres, daquelas que se conhece de vista e nãos e sabe nem o nome. Uma comentou que estava cansativo a caminhada ao encontro de um trabalho e contou a sua ultima entrevista,mas ou menos assim:
‘.... ah,dae eles me perguntaram um monte de coisas, nunca vi pra que tudo aquilo, e queriam que eu soubesse como era a empresa, como funcionava o setor/ramo da empresa e os principais serviços, dae falei que não sabia e disseram, tu não pesquisou antes de vir na entrevista? A empresa tem site ! aahh, ate parece que eu ia saber que a empresa tem site ... e pra que eu ia pesquisar,ia chegar La e fazer somente o meu serviço mesmo...’
A outra meio que confusa, sem saber se apoiava a amiga ou se discordade disse:
‘ahh, mas hoje em dia eles querem que tu saiba tudo, são muito frescos .... ‘

Saber tudo? Acho que saber se a empresa que tu estas se candidatando a uma vaga de emprego fabrica papel ou aço, se é internacional ou local, qual são os serviços, é uma coisa muito utili e ate mínima... mas achoq eu a moça em questão não passou na entrevista e é bem provável que demore a passar, pois se ela não tem um ramo para trabalhar e nãos e interessa em saber, dificilmente alguém vai pegar alguém para trabalhar que diga, eu faço qualquer coisa,e acarreira?

Pensando nisso, me veio a cabeça algumas perguntas que dependendo do tipo de empresa, acabaria com qualquer um na entrevista.
Ahh, você acha que a vaga é sua e ganhou liberdade para falar, dae solta:
‘ como é o processo de motivação na empresa?’
Alternativa 1 – você não sabe que esta em uma empresa que valoriza a parte humana e o entrevistador lhe explica o processo e acha a sua pergunta criativa ou
Alternativa 2 – você esta em uma empres pequena,que mesmo se quisesse não consegue prestar esses serviços aos funcionários, pois operam em constante redução de custos, e se cria aquela nuvem imaginaria –preta com raios- e ele pensa.... hum esse dae é um daqueles chatos que não sabem fazer nada sozinhos e sempre estão precisando de ajuda do RH, só vai me dar custos e dor de cabeça. Então discretamente faz um X na sua ficha e da uma desculpa esfarrapada, ahh e diz que entra em contato qualquer coisa.
Claro, isso não se aplica a todas as empresas de pequeno e de grande porte, só que existem elementos que você consegue perceber quais são os valores reais da empresa, como o site, anúncios/propagandas e pelo anuncio de emprego mesmo, então, é importante sim, pois pode ser decisivo...
Esse exemplo PE um deles, existem vários, mas como em minha opinião a entrevista já é um pré-conceito, no sentido de tirar uma febre de como você é profissionalmente, por que não parecer ao menos interessado e atualizado? Não faz mal algum.

É so uma dica, quando der posto mais a respeito.

3 comentários: